A mocidade de Lincoln, de John Ford (1939)

John Ford preferiu, na sua versão da vida de Abraham Lincoln, retratar sua juventude. Em Young Mr. Lincoln (1939) Henry Fonda posa para o retrato do Lênin americano quando jovem: um letrado do interior, o filósofo-jurista tímido, honesto e destinado à grandeza, uma figura saída de uma pastoral de um Walt Whitman meio chauvinista, o “Abe” que, segundo a canção de sua campanha presidencial de 1860, “came out of the wilderness“. Uma versão bom-moço dos personagens de Ford que John Wayne já encarnara em No tempo das diligências, do mesmo ano, e que encarnaria, como milico e como caubói, em uma sequência de filmes.

Quando estabeleceu banca de advocacia em Springlfield, Illinois, em 1836, aos 27 anos, Lincoln já havia participado de uma guerra contra índios nativos, e veteranos da guerra de independência americana (1776) ainda perambulavam pelo país.

O filme termina sob glória, glória, aleluia, a imagem do monumento Lincoln real (esculpido dezenove anos antes do filme de Ford, em 1920) ao fundo – a última frase do filme é o verso cantado pelo coro: “his truth is marching on” (que é exatamente como termina também Abe Lincoln em Illinois, de John Cromwell (1940), os mesmos versos acompanhando o trem que levará Lincoln a Washington DC). Dois anos depois do filme de Ford, os americanos retaliariam os japoneses, iniciando sua participação na Segunda Guerra Mundial e marcando sua entrada triunfal no centro do palco do século XX.

Ajuda, acho, a pensar no São Lincoln dos Últimos Dias do Spielberg.

2 comentários sobre “A mocidade de Lincoln, de John Ford (1939)

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