Egito, Egito ê

Recentemente um portuga que eu conheci veio me dizer: “A América Latina foi onde as coisas aconteceram com mais profundidade no começo do século 21. Foi onde a novidade democrática e a inclusão de pessoas se deu de maneira mais forte e variada”. De fato, o governo Dilma aponta para um aprofundamento mais organizado, mas sem muitas novidades do que foi elaborado e conquistado no governo Lula.

Para esse conhecido, um arquiteto, de esquerda, é na África que essas mudanças devem ser mais marcantes nos próximos dez anos. Tudo por causa de uma juvetude que se organiza no sentido de construir um novo regime, desatrelado dos modelos antigos e com base em demandas muito práticas.

Na Trienal de Arquitetura em Lisboa no final do ano passado, um dos debates centrais foi sobre como os movimentos de moradia e saúde fizeram o eixo das esquerdas se deslocar em Portugal, Espanha e Itália no desmanche dos sistemas autoritários. No Brasil, essa luta somada aos operários e a Teologia da Libertação foram centrais na última grande novidade partidária mundial, o PT.

O movimento que aconteceu na Tunísia e agora acontece com transmissão ao vivo no Egito pode ser o primeiro passo dessas novidades no Norte da Africa, um movimento que parece muito a revolução dos Cravos (por causa da participação dos militares e do caráter pouco belicoso do movimento) e com o processo de redemocratização do Brasil (por causa da gama variada de forças pela derrubada tanto do Ben Ali quanto do Mubarak).

Se metade do que as pessoas esperam acontecer, o mundo pode estar se tornando um lugar muito melhor por lá também.

2 comentários sobre “Egito, Egito ê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s