Valeu Ornette

Se não bastasse a alegria descrita no post abaixo, esse final de semana ainda contou com a apresentação de Ornette Coleman em São Paulo. Fui pra capital paulista única e exclusivamente para assistir os dois shows que ele fez no Sesc  Pinheiros. Sinceramente foi uma das experiências mais ricas que eu já vivi.

O Tiago deve publicar um texto  sobre o show com muito mais propriedade sobre a obra do Ornette. O que eu prefiro falar aqui é sobre a capacidade de se fazer música e de continuar criando, mesmo após 80 anos de idade e quase 50 anos como um dos principais renovadores da música popular americana.

É lógico que o momento em que a banda tocava Peace e a luz acabou no teatro vai permanecer pro resto da vida das pessoas que lotavam o Sesc no domingo. Principalmente pela bela interpretação acústica de Lonely Woman feita pelo quarteto (que ainda contava com seu filho Denardo Coleman na bateria, Tony Falanga no baixo acústico e Albert Mac Dowell num baixo elétrico que parecia emular as guitarras de Bern Nix e Charlie Ellerbee) e da seqüência com a incrível Dancing in your head.

O vídeo desse momento supreendente e de todo o show no domingo pode ser visto no canal do trabalhosujo, também mantido pelo Alexandre Mathias, que escreveu um texto bem legal sobre o show.

Ornette não tem medo de errar e parece compor o tempo todo enquanto toca. Nas citações de suas outras músicas no seu repertório faz questão de nos explicitar como a construção harmolódica tem uma lógica forte de construção musical. É tudo muito bonito, mas como escreveu o Rubens: nada é mais legal do que a alegria de ver o pai, Ornette, e seu filho, Denardo, no palco felizes, criando e tocando com uma vontade impressionante.

Um comentário sobre “Valeu Ornette

  1. Show de domingo foi incréveu. Agora, esse negóco de acabar luz no meio do show tá começando a ficar normal demais, teve tambem no Jello Biafra e Eternals. Sinais do fim do mundo de 2012?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s