Jornalismo de computador e fontes na telinha

Enquanto a correria dos sócios do Guaci não dá trégua para voltarmos às nossas tão queridas discussões, a gente dá uma listinha de temas, sites, posts e blogs que rendem uma ótima conversa.

  • Vários outros sites e listas de discussão dão o canal para se obter informações dos governo federal, estaduais e municipais  direto da fonte, sem intermediários. O mais difícil é compreender essa informação e levar ela ao público para se denunciar irregularidades, começar a se pensar políticas públicas e pressionar o Estado.
  • No estímulo ao debate, o movimento mais interessante do governo, é o site sobre o Marco Civil da Internet. Como não poderia deixar de ser, o cerne da discussão acontece on line,  amparado numa série de eventos presenciais.
  • Com a chegada das eleições e o acirramento dos debates, a imprensa que é muito ligada aos exemplos internacionais provavelmente irá tentar adaptar modelos desenvolvidos na última eleição pelo Talking Points Memo, que interpretava as diferentes pesquisas eleitorais para chegar a um vetor comum entre elas. De certa maneira, os dois blogs do jornalista José Roberto Toledo e o blog do Gunther já têm trabalhado com esses dados de uma maneira bem interessante.
  • Mas até agora, a iniciativa que mais me chamou atenção foi o Observatório da Web. Criado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb), da UFMG, o site reúne, notícias sobre todos os candidatos  de todas as fontes e em todos os formatos (twitter, revista, blogs, jornais etc.), e quantifica e qualifica todos em uma só plataforma. O site é muito interessante e a plataforma é interessantíssima para se medir  comportamento da mídia e do eleitorado em geral durante a campanha.

    Guaciara recomenda

    • E em matéria de blogs, poucos têm cumprido um papel tão importante em levantar informações e estimular discussões como o NPTO. O fera tá que tá e publica um monte de posts e de discussões relevantes todos os dias.

    4 comentários sobre “Jornalismo de computador e fontes na telinha

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s