Zidane fala


Vale muito a pena ler a entrevista com Zidane que o El Pais publicou nesse domingo. É uma história muito louca o abandono desse que foi o maior craque a ter jogado no século 21. De acordo com relatos publicados na matéria, ele ainda hoje tem condicionamento físico para aguentar os dois tempos nos campos de futebol. Ao invés disso, prefere passar tempo com os amigos e a família e se dedicar aos projetos sociais que ele toca.

Zidane ainda sai do que é mais típico na história do futebol e não mostra interesse nenhum em ser cartola ou técnico:

“nunca havia pensado em ganhar a vida como ganhei. Não jogava futebol pra ganhar dinheiro. Jogava porque não pensava que pudesse fazer outra coisa da vida. O futebol me deu tudo.”

Na entrevista, o craque presta mais uma homenagem ao uruguaio Enzo Francescoli “”um ideal de nobreza trabalho e esforço…”) e a Ronaldo (“um companheiro que me fazia rir todos os dias, um craque em
todos os sentidos”). E essa relação de admiração de Zidane com os jogadores sul-americanos (também fala de Kaká) diz muito sobre sua opinião sobre o futebol:

“Se começa a jogar futebol na rua. Lá  se aprende que você não está só no mundo e que há outros que querem o mesmo que você, que podem te ajudar, se você ajudá-los. Gosto de assistir tênis, mas nunca poderia ter feito uma carreira no tênis. Um das coisas que eu gosto é estar com os companheiros. Quando você troca coisas com os outros, você melhora (…)

Agora os meninos vivem sob muita pressão, mas o futebol é assim. Eu também vivia sob muita pressão aos 15 anos, a pressão de estar sempre entre os melhores, de ter de ganhar… E pra isso, tinha de dormir bem, comer bem… Se impor a comer saudável é uma pressão boa, uma pressão que eu queria. A pressão ruim é essa que te obriga a ser o melhor do mundo. Digo a meus filhos que podem jogar sem ter que ser os melhores. Eu também não fui o melhor, mesmo que tenha tentado.”

O francês ainda diz que preferia estar apodrecendo debaixo da terra a perdir perdão ao otário do Materazzi (valeu Marko Mello) e faz questão de exaltar os times mais ousados e voltados ao ataque : “El fútbol es bonito cuando no se sabe nunca lo que va a passar”.

São raros uns caras tão admiráveis como o Zidane em campo, talvez a falta dessa ideologia do sucesso e de demostrar sucesso tenha a ver com isso. O francês argelino é um dos jogadores mais completos da história  e sempre mostrou uma atitude porreta fora do campo também, mesmo abrindo a boca tão pouco pra falar sobre as coisas.

Representa o futebol europeu e os imigrantes na Europa,  joga um futebol parecido com o brasileiro e foi o maior carrasco da seleção, tudo numa pessoa só.  Zidane é foda, foda mesmo.

27 comentários sobre “Zidane fala

  1. de fato, Lauro, “o Zidane é foda, mesmo”! Fico pensando em se houve, ou haverá um craque tão lúcido e articulado aqui no Brasil…e logo desisto, claro [lamentavelmente]. Só consigo pensar no Sócrates…

  2. Zidane é meu jogador predileto de todos os tempos. O melhor que vi jogar. Ainda é d’uma elegância sem fim. Ótimo – e bem lembrado – post.

  3. craque. não sei como foi a vida, mas com aquele tutú todo e sem casar quarenta vezes devia ter alguma segurança pra pagar o leite DAS CRIANÇA. dizem que o ronaldo é engraçado mesmo. debochado e tal. maradona foi o mais espetacular de todos, mas zidane ganhou tudo. duas vezes ou mais vezes. menos a copa, por pouco. também não sei se era lúcido, mas tinha as articulações todas funcionando. pelo menos parecia.

  4. Quando ele foi nosso carrasco (duas vezes!) fiquei chateado, mas ele foi mesmo um grande jogador, e está mostrando que também bate bem a bola da vida. Valeu, Lauro!

  5. Viu queridos, não discordamos de tudo! Também acho o Zizu “O Cara”.

  6. É muito legal quando alguém se considera seu oponente sem ser. De amanhã em diante serei um rival da teoria dos sistemas dinâmicos na matemática, só para tirar uma onda, só para ser contra alguma coisa.
    Mas de volta ao Zidane, eis uma obra prima sobre futebol e da arte contemporâna:
    O filme do Douglas Gordon sobre o fera

    http://www.onlytorrents.com/torrent/zidane-un-portrait-du-21e-si%C3%A8cle:19f1d364c6d7b2db57bf0733564c6bfc5daf601d
    http://serieseanimesextreme.blogspot.com/2009/02/documentario-zidane-um-retrato-do.html

  7. Tiago, não me considero seu oponente nem nunca me considerei. Eu apenas estou do lado certo e você acha que está do lado certo.

    Meus oponentes são Lula, Dilma, a ditadura do PT e essa canbada toda!

    Abraços novamente!

  8. Mais uma vez, né muito engraçado quem se considera oponente sem ser. Agora ele acha que é oponente do presidente. Vai cuidar da vida e deixa de ser ventríloquo.
    Antes, lembre-se, não se usa ene antes de pe e be. É cambada. Além disso, você só tem ódio rapaz. Dá pena. Você não tem posição política, não consegue juntar lé com cré. Sua posição é ser contra um partido, mas não contra política pública. Brada DITADURA, mas nem sabe o que é democracia.
    Repete uma série de chavões para dizer que odeia, mas não fala do que gosta. É só rame rame e besteira. Tu és muito limitado.

  9. Lauro e Tiago Mesquita:

    Sinto muito se vocês ficam tristinhos ou bravinhos pq sabem que não gosto do Pai Preto de vocês.

    Antes de se julgarem os fodões e serem preconceituosos, e vocês são muito e desde os tempos de PIEI, atentem aprender também com pessoas que pensam diferente. E pior, penam do lado certo.

    Vocês são tão inteligentes e não enxergam nada mais que a estrelinha vermelha da cambada de vagabundos que tomou de assalto esse país. E ainda falam que eu sou limitado!

    Tiago: “Brada DITADURA, mas nem sabe o que é democracia.” Quem não gosta de Demoracracia é o PT. Quem apoia a escória e as ditaduras é o PT e o idiota do Celso Amorim que vocês já defenderam nesse blog. Aliás, blog que é muito bem escrito e cheio de coisas legais.

    Passo a acreditar que com essas suas idiotices e alinhamento incondicional as sandices que o PT faz, parece-me que quem não gosta de Democracia são vocês.

    Não estou aqui pra fazer amigos não. Estou aqui pq estamos em ano eleitoral e é missão de quem quer se saber Democrata lutar contra o PT e seus autoritarismos e contra DIMOVA USSRousseff. Se a terrosita ganhar nós vamos virar uma Venezuela, que como vocês mesmos disseram: tem uma governo democraticamente eleito, goste você ou não! Ai que preguiça!

    Fiquem tranquilos, não encho o saco somente de vocês, mas de todos os doentes esquerdinhas que se acham Cults e legais por defenderem valores torpes que só fazem semtido numa AL cada vez mais populista e idiota.

    Finalizando, vou dizer do que eu gosto: Estado Democrático de Direito, Respeito a Propriedade Privada, Meritocracia, Democracia, Estado Mínimo, Valorização da Pessoa. TRADIZINDO: EU gosto de tudo que o PT e a companheirada é contra! Simples Assim …

  10. Eita tristeza. Em primeiro lugar obrigado pelos elogios. Para quem quiser montar um blog:

    http://wordpress.com/

    É super fácil. Pode ir lá fazer propaganda dos terríveis blogs petistas que ameaçam a democracia e a propriedade privada.

    De resto César, suas premissas são a de que o país crescendo mais do que nunca na história recente ameaça a propriedade privada (eu queria saber a propriedade privada de quem?). O governo dá é uma colher de chá brava pra um setor privado que tem preguiça de investir.

    Depois condena o governo do PT ao chavismo, e pelo que eu saiba o Lula não pleiteou o terceiro mandato (quem pleiteou o segundo no exercício do poder foi o PSDB, vc se lembra?). O Chavismo pressupõe uma sucessão de mudanças constitucionais que só envolvem a decisão de mudança das regras no Poder do Executivo.

    Sabe qual o único presidente depois da redemocratização que não mudou uma vírgula no seu tempo de poder? Foi o Lula.

    O Sarney aumentu seu mandato pra cinco anos, o Collor renunciou, Itamar era interino, o FHC propôs um mandato extra, e o Lula? Continuou na regra institucional, não prpôs o terceiro mandato. Você pode odia-lo – tem todo direito – , mas o menos chavista (ou Fujimorista) de todos os presidentes recentes é o barbudo do PT.

    Você já leu essa frase: “É o legado do crescimento, da geração do emprego e da distribuição de renda. Este é o legado que ele (Lula) deixa. Tenho uma profunda admiração por este homem”?

    Quem falou ela não foi ninguém do MST, nem um barbudo qualquer com caiseta do Che Guevara. Foi o Abílio Diniz (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/03/05/abilio-diniz-declara-apoio-dilma-915995462.asp) que pode ser tudo, menos o líder da companheirada. Ele foi inclusive chefe do seu ídolo Reinaldo Azevedo na época da revista República. Era sogro do Luís Felipe D’Ávilla que soltou essa praga no mundo.

    Em relação ao tema do PNDH, se vc já leu os outros dois, descobrirá que são bem parecidos ( a opinião aqui é do Fernando Rodrigue, da Folha, do PIG, dos malvadões direitistas da imprensa que estão acabando com nossa revolução comunista pra comer todas as criancinhas do Brasil: http://blogdopaulonunes.com/v2/2010/01/fora-tema-militar-fhc-e-lula-se-equiparam-nos-seus-planos-de-direitos-humanos/), com exceção única do chamado Direito a Memoria e a Verdade, exposto na terceira edição do Plano. Eu sou favorável. Acho que demorou pra se abrirem os documentos militares da ditadura. Nas bibliotecas dos EUA, qualquer um pode ler sobre a operação falcão ou sobre a Escola das Américas, que o governo americano arquitetou para unificar os serviços de tortura e repressão. Era ditadura também, os benefícios dos militares eram iguais das terríveis ditaduras de esquerda, como a de Cuba. Por que não dar acesso às infomações? Eu não entendo, sinceramente.

    Quanto a declaração do Lula, eu também acho uma merda, despropositada e inútil. Mas isso não invalida a muito bem conduzida política externa do governo. Celso Amorim inventou o G20, acabou com o G8 e mudou a maneira de se pensar política externa no mundo. Isso já é demais para um país que nunca teve o protagonismo que o Brasil tem hoje. De resto, pode falar mal, falar o que quiser, mas por favor converse e pare de ficar repetindo palavras de ordem. É muito chato.

    Meu pai preto deve ser o Fela Kuti, sei lá o Gil Scott Heron, o Jorge Ben, o Martinho da Vila, esse pessoal descontraído que eu gosto mesmo. O seu desgosto é todo seu. E eu só te escrevo pra vc entender que se não quer diálogo; quer entrar aqui dizendo que eu sou isso ou aquilo, é melhor criar um espaço seu, juntar pessoas que se interessam por isso aque vc escreve e mandar brasa. Aqui não é espaço pra slogan. É pra troca de idéias.

    Se eu sou preconceituoso, isso ou aquilo e isso te incomoda, tenho uma solução fácil: não venha puxar papo comigo. Eu não te conheço direito, não vai mudar a vida de ninguém. Tudo vai seguir igual.

    E obrigado, eu sou cult, inteligente e legal. E, por incrível que pareça, tem quem me ache bonito também. Boa sorte e vá fazer seu blog, faça campanha contra quem você quiser. Mas essa estratégia da desqualificação é velha e a oposição já perdeu com ela mais de uma vez, às vezes vale repensar…

  11. Cara, você é muito chato. Deve ser cansativo viver em uma cruzada quixotesca de ódio. Vê demônio em tudo o que o peeeeteeee faz. Não falo mais, pois quando insisto em conversar com você sinto-me conversando com o ecrã do computador. Fale sozinho sobre o nada e se divirta.

  12. Por fim, fico muito chateado com o modo como o presidente lidou com os presos políticos de Cuba. ele se rebaixou ao nível dos sicofantas que aqui chamam os presos políticos da época da ditadura de terroristas. Por isso, peço para que todos escrevam, educadamente, pedindo que o governo pressione Cuba para soltar os seus presos políticos. Basta escrever em http://www.presidencia.gov.br/presidente/falecom/

  13. Finalizando esse post:

    Tiago: você também é chato! Eu nao vivo em cruzada nenhuma, apenas “brigo” para esse país não se bandear para um delírio Neo-Socialista.

    Lauro: Legal sua resposta e muito bem escrita porém com argumentos que não convencem qualquer um que não seja esquerdinha e com QI maior do que o do Forresgt Gump. Não vou fazer um azul e vermelho para não ficar mais chato ainda!

    OBS:

    1 – Não tenho intenção de ter Blog
    2 – O Blog está na net para aquem quiser ler e comentar. Vocês podem me censurar se quiserem e como o PT gosta!
    3 – Tio Rei não é meu ídolo. Apenas concordo com a maioria de seu posts. Apnas isso.

  14. sobrinho sudito, neossocialista donde? Censura a que? Para de repetir bordões, eles são enganosos. Criam associações que não se verificam na realidade, são jogos de palavra. Delírio é pensar que o Brasil muda o seu modo de produção. Você não sabe o que quer, é só ódio. Ódio e ingenuidade.

  15. Pelo jeito o que vc qer é censura, né César? Vem pra cá pra acusar e não argumenta. Argumente cara, pare de ser tão arrogante e bravateiro. É engraçado que vc me lembra o pessoal do PCO e do PSTU na época do movimento estudantil. Não argumentava sobre nada, só repetia slogans. Só muda o sinal ideológico, mas a ideologização é igual.

    Esse papo esquerdinha pra ca, PT, isso ou aquilo. Aqui, todo mundo tem opiniões a favor de umas coisas, contra outras, mas não movidos a uma ideologia pelo extermínio de um grupo de pessoas diferentes que se reúne em torno de uma sigla. A coisa aqui é discutir em cima de fatos concretos.

    Quer um exemplo, no último post desci a lenha no Bassuma, que era do PT foi pro PV, mas ns dois partidos sempre foi um sujeito machista contra a união civil entre homossexuais e contra a legalização do aborto. São duas questões que eu apoio e acho que um sujeito de esquerda contra isso é uma contrariedade ambulante. O PV quer ser um partido de esquerda moderna, mas aceita militantes com esse perfil de comportamente. No PT, isso também é comum, no PSDB, no DEM, no PMDB e assim vai…

    O problema não é a sigla, é a posição que as pessoas tomam em questões que me interessam.

    Você fala tanto de censura, mas até agora não rebateu nenhum argumento, não se dis´pôs a conversar. E é por isso que eu tb faço piada do facaamigos.com.br. Você parece não entender que conversar pressupõe dar opiniões (suas) sobre os fatos e não subir num palanquinho virtual e gritar: “mulheres e crianças primeiro, corram, o PT vai se eleger!”.

    Isso é besteira. Esse alarmismo é ruim pra você. Por que, se você tem alguma idéia sobre o Brasil ou se preocupa com os destinos do País – eu, sem ofensas, acho que você não se importa nem um pouco -, acho que seria bom você fundamentar um pouco essa crítica ao que você odeia, pensando onde está esse enrosco do PT.

    Mas pra isso, eu insisto, procure um espaço pra debater. Não venha trocar ofensas com quem escreve em um blog que vc mesmo disse não te acrescenta nada. Eu gosto de ler gente que eu admiro, que me faz pensar. Não parece ser o caso do Guaciara para você, então acho melhor procurar coisas que te deem mais satisfação e aprendizado. Vai atrás de coisas que te acrescentem. Juro pra você, vai fazer bem pro seu fígado e pra sua cabeça. E vai fazer você parar pra pensar por que o Brasil ganhou tanta importância recentemente, por que a economia vai bem, por que a população aprova Lula e por que isso pode ser bom ou mau, daí é questão de opiniães (como escrevia o Guimarães Rosa).

    Por mais que você discorde e desaprove a condução do governo, você tem de pensar nessas questões. Assim como toda a oposição, para entender quais são os anseios que o governo está respondendo a população que não fica claro na crítica oposicionista. Mas isso é uma missão de quem discorda das políticas do governo. Não posso te ajudar.

    Agora, dei minha opinião, falei civilizadamente com você e só peço uma coisa: pare com essa gritaria e com essa repetição de clichês. É muito chato, sem graça e desagradável. Censura você não vai ganhar aqui não, pode tirar o cavalinho da chuva. Mas não conte com interlocução a partir de agora. Não com esse tipo de argumentação bravateira.

  16. Oque é vermelho e azul? Homenagem ao Zidane? À França? O que o Lauro disse é perfeito.
    Aliás, não sei se você já notou, acho que não, mas a maioria das postagens daqui tenta entender aspectos mal explicados do país, da cultura; levantar questões e sugerir algumas respostas. Ninguém aqui está interessado na luta do bem contra o mal e nem em bradar valores. Quando eu te perguntei quais as alternativas para o país você veio com valores mais abstratos do que a idéia de “universal” na filosofia.
    Trabalhamos aqui com problemas, dúvidas, não assertivas. Queremos entender que faremos em relação às questões energéticas brasileiras? Como definir um acervo público de arte contemporânea? Como saber o que fazer com a produção cultural.
    Anteontem mesmo uma dessas questões me perturbou. Soube de um colecionador de arte que possui mais de 3 bi. O número de bilionários, durante o que você chama de neossocialismo, cresceu. Como cresceu o volume de capital fictício no mundo. Mas questão não é essa, é entender porque esses caras não doam parte de suas fortunas no patrimônio cultural do país. Por que não fazem como os bilionários ingleses, americanos e italianos e criam bibliotecas, teatros, orquestras? Em uma conversa com amigos, estimamos que com um milhão de investimento e quarenta mil por mês o sujeito abre a melhor biblioteca brasileira. Porque a elite econômica daqui não tem esse senso patriótico? É uma questão.

    Isso para ficar no terreno político propositivo. Aqui já escrevemos sobre questões do federalismo brasileiro, tentamos entender alguns procedimentos da receita federal, a nova geografia norte americana, as possibilidades de sucesso do Ronaldo e do Adriano, a diferença da idéia de estilo na moda, na pintura, na poesia e na música popular.
    Eu escrevi sobre fantasmas, out doors, a historiografia, a mudança da religiosidade cristã no século XII, a diferença entre Cimabue e Giotto, o sentido dos desenhos do William Kentridge, a mitologia ameríndia de grupos amazônicos sobre os vivos e os mortos e por aí vai. Trabalhamos com questões, não convicções. Agora, bem lembrado, você se parece muito com os militantes da Causa Operária, com aquela convicção cega, que vê em tudo a luta de um nós fantasioso contra um eles mais fantasioso ainda.

    Para você e para os seus parceiros exremistas:
    http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1940

  17. Não cansam de brigar tanto? Cada um com suas idéias, não estou aqui para defender ou atacar alguem, somente li o quê vocês digitaram e no terceiro post já me cansei ú-ú

  18. I’d like to thank you for the efforts you have put in writing this blog.
    I am hoping to check out the same high-grade blog posts by you later on as well.
    In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my very own website now 😉

  19. I am regular reader, how are you everybody? This paragraph posted at this web
    page is truly nice.

  20. I’ll right away seize your rss feed as I can not in finding your e-mail subscription link or e-newsletter service.
    Do you have any? Kindly permit me know so that I may just subscribe.

    Thanks.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s