Norte – Sul (edição extraordinária do Folhetim da congestão)

De casa para o trabalho, na linha azul do metrô, quinta feira, dezoito horas e vinte minutos, sentido Jabaquara. O fanho do falante anuncia: “Próxima estação, São Joaquim”. O trem para. Ninguém entra e ninguém sai. Diante das portas, usuários se amontoam e olham impacientes para quem está apinhado dentro do vagão. Não cabe nem mais uma alma. Vagas? Só na estação Paraíso.

Desde a Barra Funda, a TV Minuto nos pergunta a nacionalidade de Maria Ester Bueno, testa nossos conhecimentos sobre o dopping de Ben Johnson e nos ensina a altura do Pico da Neblina. Depois, exibe um slide show com cenas das obras no metrô. Esse é velho e os passageiros conhecem desde junho. Agora, a emissora estreou o seu programa especializado. O show tortura os que esperam sua vez de sair do trem.

Por detrás de um ombro e de meia cabeça, a tela mostra imagens das praias de Ubatuba, das maravilhas do Rio de Janeiro e da Chapada Diamantina. Sob cada foto, um letreiro em vermelho e preto sugere de forma inconclusa: “preferia estar…”

Depois do primeiro apito, segundo apito, terceiro apito, quarto apito e quinto apito, o fanho nos lembra: “Estação Santa Cruz”. A turma segue apressada rumo à escada rolante.

Com força e persistência, a chuva cai da porta do Shopping até a sala dos professores.

7 comentários sobre “Norte – Sul (edição extraordinária do Folhetim da congestão)

  1. Torturas da TV Minuto, pra todos lembrarem que preferiam estar em outro lugar, naquele exto minuto… boa Lauro, crônicas de uma vida inviável, êxodo urbano já!!!
    Bora pro mato!!!
    Abração…..

  2. Sou solidário Tiagão, sofri UMAS vezes com a TV Minuto. E todas as vezes me vinha a estória do menino lobo na cabeça… Não sei se daria conta de ver um trem desses todo dia.

  3. Curiosidade:
    Uma vezn no banco do brasil de Pouso Alegre tiveram uma idéia “gênial”!Reproduzir video cassetada nas televisões da agência.Quem estava na fila assistia uns 500 videos, no mínimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s