As redes empresariais da elite industrial de São Paulo, por Demétrio Toledo

Demétrio Toledo nos enche de orgulho. O sujeito é brilhante; um sociólogo nato, grande brasileiro e um dos maiores amigos que eu tenho na vida. Entre 2004 e 2005 ele morou aqui no Guaciara. Vinha de uma experiência difícil: havia perdido o teto; em todos os sentidos da palavra. O telhado da sua casa desabou e ele veio pra cá.

Foi naquele período que ele redigiu sua dissertação de mestrado: uma baita contribuição ao estudo das elites locais. Por sorte de todos nós, a editora papagaio transformou a tese em um livro que será lançado na segunda-feira (amanhã), no Bar Canto Madalena, em São Paulo.

O trabalho lida com as novas formas da ação coletiva. A partir de técnicas muito refinadas, interpreta uma reorganização das classes sociais no país, o modo das elites se organizarem, se dividirem e o peso institucional em cada um destes momentos. É um estudo fino de sociologia política. Tenta entender se é possível tratar as classes sociais da mesma maneira e pensar uma determinação da ação política das elites empresariais. É novo por tratar de formas muito recentes de se abordar os problemas sociológicos, por pedir uma reavaliação das categorias clássicas e também por indagar sobre as manifestações de poder na sociedade recente.

Chamo todos os leitores da nossa página a aparecerem por lá. Mais informações no convite:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s