Não vou falar mais nada

Vão dizer que a Foreign Policy é chavista, que recebeu mensalão do Zé Dirceu, que apóia o Zé Sarney e o diabo a quatro. A revista foi criada, entre outras pessoas, pelo Samuel “choque de civilizações” Huntington, mas tudo bem.

Vão dizer então que o David J. Rothkopf é um terceiro-mundista deslavado, um repetidor de palavras de ordem, um desses gringos que encarnam umas de Jesus Cristo com seu mochilão pelo hemisfério Sul, mesmo ele tendo sido subsecretário de comércio do governo Clinton e uma figura de destaque nas relações internacionais.

Ainda vão falar muitas coisas. Eu não falo mais nada, mas convido os leitores do Guaci a clicarem nesse link aqui.

O título é “O melhor ministro de relações exteriores do mundo”. E não, a matéria não é sobre o Celso Lafer e nem sobre o FHC. Deixo um trechinho de vale-brinde:

E tem nego que ainda reclama
E tem nego que ainda reclama

O melhor ministro do exterior do mundo

…Eu acredito que muito do bom momento do Brasil se deve ao ministro Celso Amorim, que forjou a transformação do papel do Brasil no mundo, uma coisa sem precedentes na história moderna. Ele tem sido o ministro das Relações exteriores desde 2003 (…) mas eu acho que é o mais bem-sucedido ministro do Exterior de todo mundo…”

Eu até acho que muito dessa transformação tem dedo do Lula sim e também acho que o Rothpkopf pouco entende da história econômica brasileira, mas vou falar o que, depois dessa? Deixa as viúvas da ditadura do PPS chorarem as dores de ditadores centro-americanos. Quem quiser ler o resto em inglês é só clicar aqui.

Outro dia, o também ministro petista Patrus Ananias também recebeu um prêmio na Alemanha. E em 2002, ainda na época do papo furado do risco-Lula, neguinho ainda dizia que o sujeto na presidência ia dificultar as relações do Brasil com o mundo. Depois reclamaram do terceiro mundismo, da distância dos EUA, da barguilha do Lula, da colônia do Zelaya… É muita falta de assunto.

14 comentários sobre “Não vou falar mais nada

  1. Seguindo o Lauro, depois de ler a notícia, nada mais a comentar!
    Só para dividir uma pulga atrás da orelha, que não sei bem se é paranóia minha, mas…repararam que somente as universidades de São Paulo não modificaram suas novas datas para o vestibular, depois do adiamento do Enem?

  2. Oi Pedro, essa história do Enem é toda muito estranha. Eu queria ter mais tempo pra correr atrás de informação sobre isso. Mas imagina só, aparentemente, os sujeitos que roubaram a prova são amadores que nem sabem o que estavam fazendo com aquilo. Eu acho muito pouco provável, independente do que a PF possa vir a descobrir.
    Esse novo Enem tinha no seu horizonte o esvaziamento dos vestibulares, pelo menos da maneira como eles são hoje em dia. Isso quebra as pernas de uma indústria sinistra e grande de cursinhos e apostilas.
    Fora isso tem o lance político do Haddad.
    Sei lá, espero que a PF vá além do DJ e do empresário nesse caso.

  3. Lauro, não vão dizer nada. Alguém já viu essa turma da oposição e seus colonistas reconhecerem que falaram e fizeram besteira, para tentar queimar o governo Lula?
    Lembro de uma velha discussão no saudoso Biscoito Fino e a Massa, em que defendi a atuação de Celso Amorim da sanha de um comentarista assanhado e injusto, que ainda o desrespeitava.

  4. off-topic: Nobel da Paz para… o presidente dos Estados Unidos??? Nove meses de governo? O cara antes era senador. Que papo é esse, alguém me ajuda a entender?

  5. É muito estranho, mas pelo jeito ele ganhou o Nobel da Paz só por ter feito aquele discurso no Egito. Eu acho muitoesquisito, ainda mais por que as ações de política internacional do Obama ainda estão no campo das intenções. No Iraque e no Afeganistão pouca coisa mudou. A prisão de Gunatanamo continua funcionando e nessa semana um dos presidiários se suicidou. Estava lá há três anos e ainda não sabia do que tinha sido acusado.
    Até entendo a bucha de canhão que o governo Bush deixou de legado ao Obama, como me disse um taxista há uns minutos atrás: “Esse Bush fodeu o mundo inteiro”. E o Obama pegou essa encrenca, mas também só foi eleitop por que a encrenca atingiu patamares bizarros.
    É muito estranho esse Nobel e, mesmo com as melhores intenções do Obama, desmoraliza o prêmio.

  6. Eu também não entendi esse prêmio ao Obama. Embora ele represente uma virada na política externa americana, o cavalo de pau ainda não foi dado. Aliás, queria saber a quantas andam os contratos americanos com a Blackwater e as outras empresas de mercenários.

  7. Eu achei uma boa.
    Na verdade, essa história de premio só faz sentido em competição esportiva e loteria.
    O nobel, na parte de artes/ciencias, no máximo, serve para se ter uma idéia, só uma idéia, de quem foram os caras importantes e o que fizeram.
    Agora, o nobel da paz, não serve pra nada.
    Quando muito, chamar a atenção da comunidade internacional sobre algum problema humanitário esquecido.
    Dar isso pro Obama, pelo menos é um respaldo para o que ele está tentando fazer, contra uma oposição conservadora interna fanática. É mais útil do que dar a qualquer outra pessoa.

  8. Nesse sentido vc tá certo Carlinhos ainda mais agora que o pessoal começa a ficar impaciente com a dificuldade que é resolver toda a merda que os republicanos fizeram por lá.

  9. Sei não. Tudo bem, como não serve para nada, dá para qualquer um, foda-se. Mas vamos lembrar que até essas perfumarias das instituições internacionais são mais um espaço de movimentações políticas estratégicas. Essa história revela a força da presidência americana, sua capacidade de fazer “practical jokes” dessa magnitude.

  10. Combinado à absoluta falta de intenção real de interromper as guerras em que os EUA estão metido, é ironia das bravas dar nobel da paz para o presidente de um país oficialmente em guerra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s