Lula e o Brasil em 15 anos

É imperdível a entrevista que o Valor publicou com o Lula nessa quinta-feira. O blog do Luís Nassif publicou o conteúdo na íntegra e acho que vale muito a pena ler. Na entrevista dá pra entender muito do que se passa na cabeça do presidente do Brasil.

O Lula dá vários pitacos sobre assuntos recorrentes aqui no Guaci como carga tributária, crise mundial, inclusão digital, políticas sociais – ele diz que vai enviar uma lei que consolida todas as políticas sociais do governo, uma espécie de CLT social –, universidade pública, PT X PSDB e necessidade da iniciativa privada tomar mais iniciativa e não se acomodar tanto no Brasil.

Vale muito a pena ler mesmo.

10 comentários sobre “Lula e o Brasil em 15 anos

  1. eu li a entrevista na valor e foi realmente uma grande entrevista. O primeiro mandato do Lula pra mim foi uma decepção. Basicamente eu votei nele novamente porque as outras opções eram muito piores. Mas nesse segundo mandato o Lula escolheu sempre o lado certo, cumpriu todas as expectativas positivas geradas pela eleição de 2002. Criou uma agenda positiva de massivo investimento social, fez barulho e elegeu como prioridade a bandeira do prés-sal, conduziu a economia de forma brilhante durante a crise e driblou todas as investidas da direita hidrófoba. Com uma única excessão, o espaço desnecessário que o Gilmar Mendes ganhou no judiciário. Essa judicialização da política pode ter consequências desastrosas mas eu desconfio que o Lula na sua sabedoria política estava antevendo que o mandato do Gilmar Mendes termina no começo do ano que vem e que o rodízio de ministros pode desmontar essa tendência. Vamos ver.

  2. Não sei se é somente uma questão de escolher o lado certo, mas o legal é perceber uma visão de país profundamente ligada à realidade do Brasil, com todas as suas contradições, em contraposição a um discurso insípido, inodoro, incolor e proibitivo (vide e um viva à Feijoada do Lauro) dos tecnocratas de plantão na política e na mídia.

  3. Não sei se todos perceberam, mas é até emocionante na referida entrevista perceber a tensão entre as perguntas e as respostas. De um lado questionamentos e perguntas tecnicistas/contábeis/oficialescas/restritivas (por falta de palavras melhores) e de outro respostas com um cunho de avaliação da realidade humana de uma tremenda sensibilidade e visão histórica.

  4. Ele é muito bom.
    Falou de uma coisa que eu sempre tive dúvida:

    “Ele explicou porque está insatisfeito especialmente com a Vale do Rio Doce, a quem tem pressionado a agregar valor à extração de minério, construir usinas siderúrgicas e fazer suas encomendas dentro do país, em vez de recorrer à importação, como tem feito. “A Vale não pode ficar se dando ao luxo de ficar exportando apenas minério de ferro”, diz ele. Hoje, disse, os chineses já produzem 535 milhões de toneladas de aço por ano, enquanto o Brasil, o maior produtor de minério do mundo, produz apenas 35 milhões de toneladas. “Isso não faz nenhum sentido.”

    Agora, o candidato a presidente do coração do Lula é o Palocci. ele fala dele umas 4 vezes

  5. “Então, (o Estado) leva uma refinaria para o Ceará, um estaleiro para Pernambuco. Se dependesse da Petrobras, ela não gostaria de fazer refinarias.”

    este trecho é a síntese de uma iversão de papéis que fica patente em determinado trecho da conversa. Eu cresci ouvindo que o (investidor) capitalista era um ciclista na subida enquanto o Estado um velho preguiçoso e bonachão. Parece que o ciclista tem hora que precisa de uma carona, ou de um empurrão.

    Ainda que o Palocci seja um baita quadro, me parece que estamos os petistas muito bem com a Dilma. É só manter o Serra do outro lado (excluindo assim o Aécio). que a coisa se encaminha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s