O América que a torcida comanda

                     

Havia prometido um post sobre o jogo do coelho em seus detalhes, mas acho que o Tiago já detalhou bem as emoções da partida em seu comentário. Sei também que o blog anda numa velocidade de joaninha manca, mas é que chega uma época do ano em que tudo se complica. Já já voltamos àquele ritmo mais animado. Enquanto isso, eu cumpro tabela com esse post meio preguiçoso sobre o Coelho – que não merece preguiça alguma.

Apesar de estar sem tempo, faço questão de registrar que o jogo de domingo foi muito importante pra mim. Ser torcedor do América-MG sempre foi uma coisa de poucos na minha vida. Ainda menino em Pouso Alegre, falar sobre o time que eu torcia rendia algumas gargalhadas e uma longa explicação posterior.

Por isso que comemorar os 3 a 1 em cima do Brasil de Pelotas teve um gosto bem especial pra mim. A sensação de estar em meio a um número bem grande de pessoas que sempre viveu com esse estigma da minoria, ainda mais em um jogo que virou celebração, tem um pouco de terapia em grupo, um pouco de festa de família.  

Primeiro pela raríssima oportunidade de me congraçar com mais de dez mil pessoas que como eu têm no time um referencial do que é futebol. E mesmo sem títulos ou participações expressivas em campeonatos recentes, é impressionante a devoção e a alegria com que o torcedor do Coelho torce pro seu time. O sentido é sempre muito familiar. A ponto de grandes craques da história do clube, como o goleiro Milagres estarem no meio da arquibancada, puxando a torcida no grito:

“VAMO SUBIR COELHÔ!”

Apesar de tudo, deu pra ver que as coisas mudam. Existe uma torcida hoje que rejeita esse estigma de time menor ao Coelho. São pessoas que exigem da diretoria uma postura mais firme em relação ao clube e que querem as maiores conquistas, querem que o time cresça. Acho que isso tem muito a ver com a Internet. Os pontos de contato eram poucos antes das redes sociais. Muita gente da torcida participa de comunidades no orkut e milita pelo time nesses canais. O que é muito legal. Tentam mostrar a torcida pra uma diretoria que muitas vezes só se fechava para poucas pessoas.

Se na política essas redes sociais já servem como um paradigma, acho que nos times de futebol, mais do que nunca, elas vão se tornando um componente necessário depressão e mobilização. Pra quem acompanha a Série C do brasileiro, hoje o melhor canal de notícias é o orkut e o YouTube. E os melhores repórteres e comentaristas são os torcedores. Não existe melhor cobertura.

Qual vai ser o resultado dessa participação do torcedor on-line na história do América, só o tempo vai dizer, mas nesse jogo foi emocionante estar junto de dez mil pessoas que tinham esse sentimento tão forte e uma identificação enorme com um clube. E que na Internet, reconstruíram e criaram uma memória sobre o time que estava guardada na cabeça de muitos torcedores que nem iam mais ao campo (muitos deles voltaram para o jogo contra o Brasil de Pelotas).

Como vocês bem devem saber, o torcedor do América não é daqueles que fica arrotando uma enciclopédia de títulos e nem o que se orgulha de ter a torcida mais fanática do Brasil. Além disso, não tem nenhum apreço com intolerâncias ou torcidas volentas. Pelo contrário faz questão de ser gente fina, como foi com a torcida do Brasil de Pelotas no domingão. 

O Coelho é uma curtição em nossas vidas e torcer pro América é participar dessa festa. Acho que se o clube mantiver o Givanildo como técnico, o time vai dar trabalho. É uma pena que o Independência vai estar em obras em boa parte do ano que vem, mas seja onde for, não vai faltar festa verde, preto e branca no ano que vem. Tô botando fé. Enquanto isso, curtam algumas belas imagens do estádio nesse jogo emocionante de domingo…

16 comentários sobre “O América que a torcida comanda

  1. “A sensação de estar em meio a um número bem grande de pessoas que sempre viveu com esse estigma da minoria, ainda mais em uma celebração tem um pouco de terapia em grupo, um pouco de festa de família.”
    Disse tudo nessa frase! Este domingo, com absoluta certeza, ficará marcado na mente de cada um que foi a Independência, torceu, vibrou e presenciou essa festa linda! “Ohhh, o Coelhão voltou!!”

  2. Queridos Tiago e Lauro,
    meninos, vocês expressaram muito bem a emoção que o jogo causou em todos nós (“pijamudos” ou não). A sensação foi basicamente a mesma de quando o Coelho subiu para a “primeirona”. Que alegriiiiiaaaa!!!!! Ô dá-lhe coooeeeelhooo!!
    Mil vezes viva!!!!!
    Bjocas

  3. Amigos, hoje, dia 18.08.09, morreu o partido dos trabalhadores.

  4. Pessoal, tem mesmo que rolar logo um post sobre o dia de ontem. A imprensa, o Pedro Simon, o Agripino e até o próprio PT fizeram um festival violento ontem mesmo. O lance da Marina não é tão simples assim, não se resume a atacar o PV e nem a mostrar a ingenuidade dela na parada.

  5. Ceará, eu adoraria escrever sobre isso, mas é que tô numa correria brava. Escreve que o Guaci publica de muitíssimo bom grado. Somos seus fãs.

  6. eu sou fã do Cearation também e tô curtindo o circo pegar fogo nesse pré eleição. É sé as minas pow e nada dos manos pá!

  7. Lauro, foi uma emoção enorme assistir este jogo junto com você e a Carol, além dos outros familiares e amigos queridos; Tiago, foi uma pena você não ir: foi como se o pai e o avô de vocês estivessem ali do nosso lado (estavam, não é?) Tem muito tempo que eu não sentia tanta emoção!

  8. Estava saindo para o jogo, a pé, do meu apartamento perto do Independência, quando o dono do bar da esquina, cruzeirense nojento, falou que tinha sonhado que o Brasil ganharia de um a zero. Vai a merda, secar o time dos outros, esses caras fazem a gente torcer contra o time deles… A única resposta que achei na hora foi “esperamos por vocês na série B no ano que vem!” Vamos cair, cruzeiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s