Conferência Nacional de Comunicação

Rumo à conferência nacional - em muitos locais, os preparativos estão em andamento
Rumo à conferência nacional - em muitos locais, os preparativos estão em andamento

Em 16 de abril de 2009 o presidente Lula assinou decreto determinando a realização da primeira Conferência Nacional de Comunicação. As Conferências Nacionais têm sido organizadas desde o primeiro mandato do governo Lula, e têm como objetivo realizar consultas à sociedade civil para a definição de diretrizes para políticas públicas em diversas áreas (como habitação, saúde, segurança, e agora comunicação). A Confecom ocorrerá em dezembro deste ano. Abaixo, do site Liberdade de Expressão, uma apresentação do projeto. Lá, você pode também ler mais a respeito da preparação para a Conferência, e também aqui.. O blog do Guaciara apóia e participa, ainda que extra-oficialmente, desse projeto.

Confecom será a Conferencia Nacional de Comunicação que vai acontecer em dezembro deste ano de 2009. Se tudo der certo ela re-definirá parâmetros mais justos para a distribuição de concessões de rádio, TV, os limites das propriedades cruzadas das agências de notícias, o controle social sobre a formação de monopólios e oligopólios de comunicação, os direitos do cidadão ao uso da internet, e  os mecanismos do controle social de todo esse conjunto que é o ramo das comunicações.

Mas não é só isso. As diversas entidades envolvidas buscam a criação de mecanismos democráticos para o controle dos aspectos éticos, educativos, estereotipicos (onde estão envolvidos a imagem da mulher, do homossexual, do negro, do índio, do jovem). Querem fazer valer direitos já alcançados, como o direito à educação, à informação, à livre expressão, direitos das crianças e do adolescente, do consumidor, mas que não são respeitados pelas grandes corporações midiáticas e empresas de telecomunicação nos dias de hoje.


4 comentários sobre “Conferência Nacional de Comunicação

  1. Oi, povo lindo do blog do Guaciara. Andei por umas fases em que nem podia ouvir falar em Confecom que eu ficava deprê. Vocês podem descobrir o porquê no seguinte link:

    http://liberdadedeexpressao.net.br/2009/07/29/um-apelo/

    andei me perguntando se há uma forma oficialosa da sociedade civil de participar da Confecom. Perguntei depois de uma reunião pra Bia da Intervozes e ela me disse que era essa a forma que eu tava participando mesmo que era a forma de participar: indo às reuniões, ou ajudando no que se pode. De forma que agora vocês são oficialmente da Comissão Bloguística de Comunicação da Conferência Nacional de Comunicaçao! Gostaram, dessa?

    um grande abraço, e ah, se vocês estiverem a fim de ajudar a divulgar, sempre me esqueço que talvez vocês estejam em Minas, talvez em alguma montanha de Marte, mas a internet é acessada por todos de todas as partes… As etapas estaduais estão para começar e elas correm o risco de acontecerem sem a participação de muitos municípios (as etapas municipais nem ocorreram por falta de divulgação). Se vocês puderem dar uma forcinha, está em cima da hora (só me recuperei da gripe suína, da deprê com confecom, e do hackeramento automático que atacou o meu blog pessoal agora)e nem sei onde e quando serão os dos outros estados, mas a Etapa Estadual de São Paulo está para começar agora em 1o de agosto, então creio que nos outros estados seja mais ou menos em datas próximas. If you build it he will come (se vc assistiu o filme, entendeu, se não, depois eu explico…)

    um grande abraço.

  2. ah, tinha esquecido… Vi vocês no seguinte endereço

    http://pt-br.wordpress.com/tag/confecom/

    que bacana!!! Ele faz no automático o que eu queria fazer no liberdade? (agrega blogs que falam do tema?) Pucha, vou ter que descobrir melhor sobre isso (que esse tipo de recurso eu nunca tinha visto na vida…)

  3. hmmm… desfarça, só agora é que prestei atenção à figura. Descobrindo, enfim, o endereço da etapa estadual de minas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s