Não percam “Bagatela” na próxima segunda-feira

Apareçam no Sesc na segunda, é imperdível.
Apareçam no Sesc na segunda, é imperdível.

Acho que em todo espectro ideológico ninguém dúvida que um dos problemas do Brasil é um sistema judiciário que em larga ordem reproduz o abismo social entre ricos e pobres em solo pátrio.

Já discutimos isso uma série de vezes aqui no Guaci, e o caso Gilmar Mendes é um assunto recorrente do blog.

Mas nunca a gente tocou no assunto de quando a justiça condena as pessoas injustamente ou em penas absolutamente desconectadas da realidade por causa de sua pobreza . A nossa grande amiga Clara Ramos fez isso. Foi atrás das pessoas acusadas por crimes de bagatela e realizou o documentário Bagatela que deve ser visto. Ela explica o tema melhor pra gente:

O projeto foi produzido com recursos do DOCTV SP III, tem 52 minutos, e vai ser exibido na TV Cultura em 2010. “Bagatela” quer dizer ninharia, algo sem valor.

Um crime de bagatela, do ponto de vista jurídico, é aquele que envolve valores insignificantes. Paradoxalmente, no Brasil, estes parecem ser crimes gravíssimos e seus autores indivíduos de “alta periculosidade”. O documentário acompanha a história de Maria Aparecida e Sueli, mulheres presas por pequenos furtos, e de Sônia Drigo, uma advogada que, voluntariamente, se propôs a defendê-las. Maria foi presa pela tentativa de furto de um xampu e um condicionador de R$24,00 e perdeu a visão de um olho na cadeia. Sueli tentou furtar um queijo e dois pacotes de bolachas, no valor de R$30,00, e passou quase dois anos presa.

Quem acompanhou o processo de produção do documentário sabe que trata-se de um projeto antigo e querido. Se puderem apareçam e me ajudem a divulgar a sessão. A entrada é gratuita e sujeita à lotação da sala.”

Queria muito estar em São Paulo para assistir o filme e convoco a todos a aparecerem por lá. Mesmo por que a sessão é sujeita a presença de público. Vão e ajudem a divulgar o filme.

Além de ser uma figura única em inteligência, sensibilidade e simpatia, a Clara não faz filmes à-toa. Tem um interesse profundo, gosta de cinema de verdade e tem o que falar sobre o mundo.

Acho que esse filme pode ajudar a ampliar o debate sobre as injustiças brasileiras que ainda abarcam muitos temas.

Um dos que mais me chocou recentemente foi o caso da acusação falsa contra os meninos de Ouro Preto. Quatro jovens foram acusados de assassinarem uma garota enquanto jogavam RPG. A acusação se mostrou absolutamente sem provas e baseada em preconceitos. A história toda está muito bem narrada no blog do Felipe Amorim. E um discussão muito boa sobre o papel da imprensa segue no Idelber Avelar.

Pra ninguém esquecer:

*** Bagatela ***
No Cinesesc, 13 de julho (segunda-feira), às 21h30
A entrada é franca.

6 comentários sobre “Não percam “Bagatela” na próxima segunda-feira

  1. Estarei lá e convovarei quem eu puder. Acho a Clara um dínamo. Das pessoas que trabalham com cinema é uma das que leva a criação mais a sério e que tem melhor gosto.

  2. Estarei em Brasília, portanto, só me resta reforçar o coro em favor da Clara, figura que amo. Não vi o documentário, mas tenho certeza que quem for a sessão irá curtir.

  3. Parabéns, Clara!
    Tenho noção da dificuldade do tema e dessa questão.
    Gostaria de conhecê-la! Venho há dois anos com um projeto que começou com enfoque semelhante, mas hoje chegamos a outra questão e espero realizá-lo breve.
    Estarei lá hoje.
    Novamente parabéns e espero muito que seu trabalho seja de grande alcance. É preciso que seja!
    Abraços,
    Renata Sette

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s