The Trout Quintet

ensaio
ensaio

Na segunda metade do século XX a musica clássica sofreu invasões bárbaras. Músicos não-europeus, sobretudo asiáticos, tornaram-se alguns dos regentes e instrumentistas mais influentes da época. Antes dominado pelo mundo europeu, a música de concerto se internacionaliza e gente de outros cantos do mundo passam a dominar a cena. Hoje isso é cada vez mais comum, mas acredito que foi aí que o fenômeno ficou mais visível.

Em 1968, alguns dos principais nomes da música já eram asiáticos. Nesse ano, três israelenses e um indiano se reunem para tocar, junto com a violoncelista virtuose britânica Jaqueline du Pré,  o quinteto de Schubert apelidado de “Truta”. Já eram todos músicos muito famosos: Daniel Barenboim, Itzhak Perlman, Zubin Mehta e Pinchas Zukerman. Por conta da quantidade de judeus eles se auto nomearam como a Kosher nostra.

Como eram muito amigos, deixam a posição de solistas e maestros e formam um conjunto. Apesar da idade, apenas 21 anos, Zuckerman, aqui a tocar viola, já era considerado um dos grandes violinistas do século, aliás, honraria que dividia com Itzhak Perlman (um dos maiores gênios que o instrumento já viu).

Daniel Barenboim, casado com du Pré, já regia orquestras e grupos de prestígio. Até então era mais famoso como virtuose do piano, tendo tocado em casas famosas como solista e a frente de orquestras de prestígio, como a Filarmônica de Berlim. Zubin Mehta já era um dos maestros mais conhecidos do mundo, aliás, como hoje ainda é,  e já havia regido orquestras em Montreal,Viena, Los Angeles, Tel Aviv e a prestigiosa filarmônica de Berlim. No conjunto, toca o contrabaixo.

Para nossa sorte, a BBC não bobeou e registrou o encontro de titãs. Como não poderia deixar de ser, trata-se de uma das mais belas apresentações que eu já vi, com músicos geniais tocando com muita alegria. O filme é longo, mas vale a pena

Aproveitem:

2 comentários sobre “The Trout Quintet

  1. Demais mesmo, fiquei de cara Tiago. E é digno de nota a alegria da tigrada em estar junto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s