LKJ do lado do povo

À procura de alguma coisa sobre o Adrian Mitchell, encontrei um festival revolucionário que acontece todos os anos na Grã-Bretanha. No ano passado, o cantor e poeta Linton Kwesi Johnson esteve lá. Há muitos anos, ele trata do lado sombrio da prosperidade européia em suas letras e poemas. É o letrista dos anos Thatcher para gigantes como John Lyndon, Mark Stewart e Adrian Sherwood. Ele nãorefresco.

3 comentários sobre “LKJ do lado do povo

  1. Assisti a uma palestra dele em 2007 em Londres. Ele e o Paul Gilroy falaram lindamente sobre a diáspora africana como tema da música feita no Caribe a partir dos anos 50.O Linton fez acompanhar sua fala com as canções, tocadas em LPs em uma vitrolinha vermelha.Bonito.O auditório estava cheio de alegres West-Indians. Até que alarme de incêndio soou, pôs fim ao negócio e tivemos todos que sair, nos dispersar.

  2. Nossa que cabuloso Rodrigo, esse era um cara que eu queria muito ver ao vivo. Acho ele muito cabuloso. É um dos caras desse caldo de cultura indispensável pro punk ser o que foi na Inglaterra.
    Se subestima muito isso, mas pra mim o punk tem muito da assimilação dos gêneros populares pra tentar recriar o rock do começo. A música da jamaica junto com a da Alemanha (é pior que mistura do Brasil com o Egito) era essencial pra isso né?
    Ainda mais com uns discursos de contestação e anti-establishment de uns caras como o Linton Kwesi

  3. Sobre o punk, o que eu tenho pensdo muito é a idéia de redefinição da tradição. Acho que isso foi uma constante nas vanguardas do século XX e nesse sentido o Grail Marcus tem razão em pensar eles como um passo dessa redefinição,. O que parece diferente é aque nesse caso não se trata de uma aproximação intelectual com coisas não cultas, mas de uma redefinição dentro disso, dessa produção de base. Não sei responder à pergunta, mas acho que rende
    abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s