London Improvisers Orchestra

no red rose club

Um dos lugares onde a idéia de improvisação foi mais longe foi na música inglesa. Pioneiros como o AMM, o compositor e regente Cornelius Cardew e o Spontaneous Music Ensemble deram origem a um cenário em que a palavra improv refere-se tanto a idéia de improviso como de improvável. Todos os meses, alguns desses músicos se reúnem e tocam juntos como London Improvisers Orchestra.

A LIO funciona em um esquema diferente das orquestras tradicionais. Eles não têm regente fixo, embora o regente principal seja Steve Beresford, e nem formação fixa. São intrumentistas de primeira criando relações harmônicas diante de nós, a partir de orientações pouco ortodoxas de quem segura a batuta. Quem pode presenciar sabe a força estética desses encontros e mais, o ambiente acolhedor e criativo em torno desses músicos.

Aqui, inseri dois vídeos. Em um a orquestra toca sob o comando de Beresford em outro o grande contrabaixista John Edwards faz duo com o multiinstrumentista Terry Day.

Edwards é, para mim, um dos improvisadores mais impressionantes. Entre outros, ele é o contrabaixista do quarteto do genial Evan Parker e do Trans atlantic Art Ensemble do supracitado Roscoe Mitchell. Na década de 70, Terry Day renovou a improvisação. Na People Band, levou longe o credo militante de Cardew e com os Alterations (grupo em que tocava com Steve Beresford, Peter Cusack e o grande crítico musical David Toop) ele fez a radicalidade da improvisação ganhar um espírito DIY do punk. Esteve parado por um tempo, mas continua com um espírito muito independente e pouco ortodoxo.

Por falar em punk,  difícil ver lugar mais DIY do que os concertos e workshops de improvisação livre. Quem viver verá!

2 comentários sobre “London Improvisers Orchestra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s