Caymmi 95 anos

Se estivesse vivo, Dorival Caymmi completaria 95 anos no dia 30 de abril. Agora que a discussão da MPB tá quente no blog, é sempre bom lembrar dele que foi fundamental e influente na música brasileira da Rádio Nacional até os dias de hoje.

Carmen Miranda, João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento e mais uma legião de grandes músicos teve a influência marcante do compositor do mar.

A Rádio Nacional, nessa lógica de usar o rádio como ferramenta de identificação regional, criou vários personagens e artistas que expressavam realidades aparentemente locais.

Caymmi era o cantor da vida litorânea na Bahia e de Salvador, mas conseguiu ser muito, muito mais do que isso. Dois vídeos em que ele fala um pouco da carreira e de duas das suas dezenas de músicas importantes.

2 comentários sobre “Caymmi 95 anos

  1. Se estivesse vivo, Dorival Caymmi seria um dos compositors mais importantes sobre a terra. Como não está é um dos maiores compositores mais importantes de todos os tempos.

  2. Dorival nasceu em 1914, parece que o mundo, de fato mudou, desde aquela época. Já não se fazem compositores e músicos como antigamente, são poucos os artistas que hoje levam a sério a profissão e se deixam manipular facinho, perdendo o respeito por eles mesmos fazendo composições mediucres e turbassss, só para vender e serem populares.
    Salve os verdadeiros cantores do rádio!!!
    A Rádio Nacional, fora de ser charmosa tem um acervo delicioso, iam digitalizar parte dele, mas não sei se já fizeram. O que tem se alguém se interesa é o Almanaque da Rádio Nacional, que é bem legal.

    Aqui vai um link, meio cumprido but…

    http://books.google.com/books?id=yoLFL9afxtUC&dq=almanaque+radio+nacional&printsec=frontcover&source=bl&ots=EduPFeU3lk&sig=2sL0PMOwXTh0b3mgOmq5e5OujaU&hl=en&ei=EoTTSc2iCsrgtgfh56TxBg&sa=X&oi=book_result&resnum=2&ct=result#PPP1,M1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s