Previsão do tempo

me garantiram que isso é um tucano sob a luz do sol
juraram que é um tucano sob o sol

Um fantasma ronda o céu onde voam os tucanos. O PSDB vive uma crise de proporções consideráveis.

Não estivessem os donos dos jornais tão envolvidos no jogo eleitoral, assim seriam registradas as últimas notícias sobre o principal partido de oposição do Brasil. Não está sopa para eles. Escândalos envolvendo o partido surgiram em série nas últimas semanas.

O tempo fechou com a cassação do governador da Paraíba, Cássio da Cunha Lima. Eles mal se recuperaram da ressaca e outra tormenta os pegou de jeito: uma fraude no sistema de merendas do município de São Paulo, operada por gente de confiança do PSDB na gestão de Serra e Kassab.

Agora, piorou de vez. Acharam o cadáver de um ex-representante da governadora Yeda Crusius (RS) boiando no lago Paranoá. O sujeito estava envolvido até a medula no escândalo de corrupção do DETRAN. Comprometia deus e o mundo em Porto Alegre. Tudo que uma imprensa ruidosa, testadora de hipóteses gosta.

Não foi assim. E ainda bem. Felizmente, ninguém usou o escândalo como forma da notícia. Reportaram tudo como casos isolados. Eu achei isso muito bom, saudável. Por exemplo, a morte do assessor tucano Marcelo Cavalcante não se tornou assassinato antes da hora e o crime político nem foi cogitado.

No entanto, não creio que o tratamento seja sinal de amadurecimento de uma imprensa hiperbólica e imaginativa. Acho que o problema é a regulagem dos aparelhos de medição das condições climáticas utilizados pelos colunistas e editores. Não é por mal, é só um defeito. Tal defeito torna a percepção de alguns fenômenos mais graves em algumas instâncias da política e é menos sensível em outras.

Assim, por vezes identificam brisas que sopram sobre algumas legendas como o fim dos tempos. Agora, no ninho dos tucanos, tudo parece sereno. É um problema de medida. A meteorologia não consegue identificar a chegada de nuvens negras por lá, mesmo quando a tempestade se anuncia.

*****

Atualização: A situação de Yeda Crusius parece se agravar. E deve ficar pior .

10 comentários sobre “Previsão do tempo

  1. Cara, finalmente a Folha saiu de cima do muro né? Tava na hora. Pior foi a chamada de hj no jornal: PSOL acusa PSDB (sem provas) de corrupção.

    Se fosse acusação contra o PT já era provado de antemão que era roubalheira mesmo e já tinha uma forca armada na frente do jornal para cada traidor da nação…

    Se aqui no Brasa já é assim, imagina o dois pesos duas medidas na Itália do Berlusconi??

  2. Os únicos fatos que a imprensa se preocupa em relacionar no caso do PSDB são os discursos de Serra X Aécio…

  3. po que legal o site, nao sabia q existia muito menos que era de vcs. eu sou meio cabaço em politica, mas eu vi a entrevista do fhc no hard tlak da bbc soh agora, eu nao sabia dessa pala dele, o carfa eh muito burro , puta ingles tosco ( e olha q eu nem sei falar ingles) e soh falando mentira, demagogia , acusaçoes. depois eu vi a do lulu, e ele jah cola apavorando por falar em portugues e deu risada do ruivinho atrevido lah, o reporter.
    e eu tava pensando nesse lance da imprensa daqui , do tratamento pra um e pra outro ns ultimos 2 anos ou 3 ou 4 sei lah e foram esses q me deixaram bolado pelo abordagem e pelo parcialismo:
    -o aviao da tam , logico
    -a mina lah do sequestro nionguem associou ao governador uma cagada enorme da policia dele igual fizeram com o lulinha na fita lah do cuzao do diniz
    -a guerra dos coxinha que o serra culpou o pt hahahhhahhahhaha
    -mas a mais filha da puta pra mim, foi todo esse lance dos cara quererem envenenar a policia federal. os cara vieram com a diwscussao do uso abusivo da algema porque tinham algemado o pitta hahahahaaha , mas porra, todo mundo trincou com a truculencia do capitao nascimento. e mano , eu e vcs sabemos muito bem o tratamento com nos homossexuais hahhhhahhaa , to brincando, mas nao pode ser com rico porque nao combina, o marc jacobs disse hahaahahahhaa. depois foi o lance do grampo, enfim a imprensa condenou a policia e inocentou o danny dantas

    eu esqueci das outras mas sao varias neh

  4. Oposição piada pronta:

    Ouvi hoje na Rádio PIG (CBN) que estão formando uma frente parlamentar pra moralizar a política brasileira, contra a corrupção, na carona das declarações do Sen. Jarbas Vasconcelos (O Limpo, PMDB tucano, PE).

    Por enquanto, estão aderindo o Dep. Gustavo Fruet (O Bom, que se animou com a volta do assunto “corrupção” à pauta nacional, PSDB-PR), Fernando Gabeira (O Apolítico, que tem nojo de “suburbanos”, PV) e – atenção!!! – José Anibal (O Hábil, PSDB-SP). Só a nata da honestidade! É o Cansei revisitado: Agora vai!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s