O papa da folia


Uma homenagem ao carnaval de Heliodora (tô chegando)!

Aproveito que o carnaval tá chegando pra homenagear uma das figuras mais legais dessa festa, o cantor e trombonista baiano Gerônimo. Formado em composição e regência pela UFBA, ele é estudioso das raízes africanas na música do Brasil. O poeta e antropólogo Antonio Risério define ele como “uma espécie de braço culto da folia”.

Duas de suas músicas são emblemáticas nesse sentido. Uma é É D’Oxum (aí em cima) que Dorival Caymmi -junto com toda Bahia – elegeu como o hino do carnaval de Salvador. A música ficou conhecida na época da minissérie Tenda dos Milagres. Hoje, é um standard e já foi gravada por gente tão diferente como Tereza Cristina e Ivete Sangalo, MPB-4 e Chiclete com Banana.

Outra música muito interessante é Eu Sou Negão que conta a história de várias manifestações do carnaval baiano a partir de um personagem que anda por Salvador. Nesse meio tempo mistura reggae, fricote, muzenza e mais um monte de ritmos afro. Vale a pena escutar.

O curioso é que Gerônimo nunca fez sucesso como cantor, mesmo sendo um dos maiores compositores do carnaval baiano e uma personalidade em Salvador. Sua música só atravessou a Bahia pela voz de outros intérpretes.

Mesmo assim ele é considerado o papa do Axé e continua a se apresentar gratuitamente às terças-feiras nas escadarias do Paço, no Centro Histórico de Salvador.

8 comentários sobre “O papa da folia

  1. Eu lembro do Gerônimo falando do Samba reggae como uma africanização da marcha rancho no programa legal. Depois, anos depois, aprendi na faculdade sobre a reafricanização das religiões afro-brasileiras e isso fez um sentido danado. Então aí vai a trilha da reafricanização, uma porção de samba reggae:

    (essa é do meu ídolo, Beto Jamaica)

  2. Vi um show do Gerônimo numa dessas terças lá no Pelô, em junho passado. Fiquei impressionado com o carisma do maluco. O show dele dura horas. É meio jam session, com convidados anônimos, que cantam de Bob Marley a Sinatra, enquanto ele dá uma descansada, bebendo sempre algo escuro numa taça de vinho e balançando a cabeça como um safo. Mulherada linda e animação total do começo ao fim. Grande programa imperdível em Ssa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s