A esquerda que abra o olho

Dá medo!
Dá medo!

Mal terminou a festinha do PMDB pela conquista do congresso, e os diversos grupos do partido já começaram a disputa pra onde levar o partido mais desgovernado da política brasileira.

De certo inspirado pela expulsão do deputado Edmar Moreira do DEM,  o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos deu entrevista à podridão e declarou que seu partido é composto por corruptos e que situação e oposição se mediocrizaram durante o governo Lula.

Outro novo arauto da ética, Orestes Quércia, também foi a imprensa reclamar do loteamento de cargos no governo Lula e também da postura ética de alguns de seus colegas de PMDB.

O engraçado é que nenhum desses nobres parlamentares se dispõe a nomear um só casinho de corrupção que seja. Nem quando são cobrados por quem não tem nada a perder. Acho que até as minhas duas cachorras poderiam dar essa declaração sobre o fisiologismo do PMDB.

Inclusive é impressionante a quantidade de generalidades que o Jarbas Vasconcelos diz em sua entrevista (“o PMDB vai estar no governo seja com Serra, seja com Dilma”; “o governo perdeu a chance de fazer as reformas” – só esqueceu de dizer onde as reformas são votadas -, “a única virtude foi não mexer na economia”, zzzz…).

Mas voltando à vaca quente, todos os dois das denúncias aí de cima apoiaram o candidato do PT na eleição do senado. E apoiaram ele por que o Sarney representa a fina flor do anti-serrismo no Brasil. E a missão desse grupo é eleger o Serra nem que seja na base da porrada.

E por que não há interesse de ferir sentimento peemedebista algum? Por que eles são os donos da faca e do queijo no Congresso. Mais do que ninguém são eles quem decidem o destino das coisas fora da alçada executiva. E o judiciário, como provou Daniel Dantas, tá mais que comprometido.

O curioso é que quem mais tá pagando o pato dessa eleição do Senado é o PT que se descombinou de conversa com o Lula e pode perder até a comissão de infra-estrutura para o Collor.

Por isso, mais do que nunca, a esquerda brasileira precisa abrir o olho e começar a definir o que realmente quer. Em minha opinião, o projeto de Brasil do Lula tem muito a ver com sua história pessoal. E essa é a razão pela qual ele atacou tão forte na redução da fome, no aumento de trabalho com carteira assinada, nas obras de infra-estrutura e, principalmente, no crescimento mais estruturado da economia.

Acho que o papel do PT agora é ir além disso e se descolar um pouquinho do presidente, dando continuidade a esse projeto de poder independente da elite que sempre comandou a política (abandonado no primeiro mandato). Duas das áreas que eu acredito que o governo deveria ser mais democrático e mais aberto às questões populares são na gestão ambiental dos projetos do PAC e nas políticas do Ministério das Comunicações.

O crescimento assustador do PMDB, seja com a Dilma ou com o Serra, assusta esse tipo de perspectiva. A esquerda tem de abrir o olho agora, sabendo que já é tarde.

14 comentários sobre “A esquerda que abra o olho

  1. Essa declaração do Jarbas Vasconcelos é tipo: “o quê? corrupção no pmdb? jura?”. Parece com aqueles textos de protesto da Lya Luft, denunciando, por exemplo, que a violência no trânsito é uma coisa absurda e mata muita gente.
    +++++++++
    Será que a Dilma tem força pra ganhar de Aécio ou Serra? Eu, sinceramente, acho que tem. Não dá pra subestimar esses mais de 80% de aprovação popular que Lula obteve.

  2. O governo do Serra é feito todo com o quércismo. se considerarmos que a prefeitura do Kassab é um mero apêndice do governo Serra. todo os postos principais são de homens que serviram o governo Quércia. Goldmann, Aloysio Nunes Ferreira, alda Marcoantônio e por aí vai. Até na câmara dos vereadores, o vereador Milton Leite está com tudo no governo municipal.

    acho que a primeira aliança substantiva que o Serra fez com o PSDB foi a indicação do Alckmin para uma secretaria.

  3. É cedo ainda, mas eu acredito que o Aécio é mais perigoso eleitoralmente que o Serra. Minha suposição é que a Dilma leve cerca de 65% dos votos no norte e nordeste. Os tucanos levam SP e o resto do sul com exceção do Rio Grande seja quem for o candidato. Rio é pau a pau, vai ser disputa renhida. Resta Minas gerais como fiel da balança. Se o Aécio sair , recebe uns 70 a 80% do caminhão de votos que tem lá. Se for o Serra acho que dá pra Dilma pelo menos pegar metade.

  4. Rodrigo, mas você acha que o Aécio ganharia em São Paulo? No Rio de Janeiro eu tenho quase certeza que ele levaria, afinal, é o estado dele (RA!)

  5. Tiago,acho que qualquer tucano ganha. Posso estar enganado mas o Lula nunca ganhou em SP. Mesmo que o Aécio perdesse na capital, o que também não acredito, o interior é muito conservador.

  6. Cara, se sair o cachorro beagle do Alckimin candidato a presidente pelo PSDB, São Paulo, incluso capital, votaria nele. O exemplo do Kassaba na capital, mantendo o DEM vivo já não foi lição suficiente nesse sentido?

  7. mais do Jarbas;
    http://www.blogdoalon.com.br/
    PS – Parece que hoje o jornalista Luís Nassif publicou notícias em que documenta trocas de favores de Jarbas com o planalto tucano. Algu´m viu isso?
    Aliás, se a imprensa fosse menos movida por ventos eleitorais, hoje o PSDB estaria sob um escândalo. Mataram um assessor de uma governadora sob suspeita e cassaram outro governador. Se isso não é escandaloso, não sei mais o que é.

  8. Sobre a eleição, uma coisa que está me deixando certo de que Serra não sai é a confiança do Aécio. Até um tempo atrás, ele parecia que estava em dúvida de que estratégia adotar, agora botou a faca no dente. Ou muito me engano ou Serra vai perder dentro de seu próprio partido pela terceira vez em quatro anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s