Melô da crise

Acho que eu não gosto muito do Bruce Springsteen, e tampouco conheço direito as coisas dele. Mas acho Nebraska (1982) um disco bonito. Numa onda “singer/song writer”,  é uma coleção de crônicas da dureza da vida nos lugares mais cavernosos dos EUA. O disco emplacou como uma das melhores coisas dos anos 1980.

Com esse monte de corte na indústria automobilística, lembrei esses dias de “Johnny 99”, desse mesmo disco, uma música que depois foi gravada pelo Johnny Cash num arranjo meio barango. É a história de Ralph, que fica na pior depois que a fábrica de automóveis em que trabalhava fecha. Seu apelido, “Johnny 99”, vem dos anos de cana que ele acaba tendo que puxar depois de fazer uma besteira grossa.

Os primeiros versos: “Well they closed down the autoplant in Mahwah late that month / Ralph went out looking for a job, but he couldn’t fine none / he came home too drunk from mixing Tanqueray and wine / He got a gun shot a night clerk, now they call’im Johnny 99”

Na versão com a E Street Band, que sofre da mania do Bruce Springsteen de dar tom de hino a tudo que ele faz desde o sucesso estrondoso de “Born in the USA” (a versão do disco é mais rock, discreta):

Um comentário sobre “Melô da crise

  1. Outras grandes peças do cancioneiro americano sobre a “big house”, quase todas da música country: John Hardy was a Desperate Man com a Carter Family- grupo dos pais da mulher do Johnny Cash- Folsom Prison do próprio Johnny Cash onde o cara atira só pra ver o outro morrer, Mama Tried do Merle Haggard que ficou preso de verdade em San Quentin onde assistiu o Johnny Cash cantar; Chain Gang do Sam Cooke sobre aqueles presos do sul que trabalhavam acorrentados; I Shall Be Realesed do Dylan e duas sobre o corredor da morte: Women´s Prison da Loreta Lynn- que a mulher pega o amante com outra e Mercy Seat do Nick Cave na gravação do Johnny Cash que é verdadeiramente linda e apavorante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s