efemérides

TARSILA DO AMARAL

Faz 36 anos que Tarsila do Amaral morreu. Fica aqui a minha singela homenagem.

desenho de 1924

Os desenhos de Tarsila do Amaral são o melhor exemplo da aclimatação das linguagens vanguardistas no Brasil. Em suas mãos, a simplificação formal agressiva de artistas modernos como Fernand Legér e Robert Delaunay se torna outra coisa. Formas ásperas são edulcoradas e ficam graciosas.

O aspecto mecânico dos trabalhos daqueles artistas guardava relações com uma suposta uma automatização do mundo. As máquinas se tornavam protagonistas. Faziam a vida se afastar de um ritmo de trabalho ligado à natureza e a aproximava de um batidão dado pela indústria. Esse modo de mostrar a aceleração do dia-a-dia é uma das narrativas mais interessantes sobre o processo de modernização do século XX.

Nas mãos de Tarsila do Amaral, sobretudo nos seus desenhos até 1926, aquelas formas geometrizadas ganham outro sentido. Remetem a um mundo mítico, lento, um lugar que se almeja estar. Por isso, algumas paisagens, ao se despirem das convenções naturalistas, ganham a aparência de miniaturas, brinquedos, memórias infantis. É um modo de atribuir afetividade ao que é retratado.

Estudo de 1923
Estudo de 1923

O descompasso entre uma forma mais radical e um universo lúdico, é uma das fontes de originalidade da obra da artista. Através de formas radicais ela recria espaços míticos, próximos das narrativas populares do meio rural brasileiro. Nos seus trabalhos chamados de antropofágicos, feitos na segunda metade dos anos de 1920, o que era mito torna-se fantasia. As cores falam mais alto e as formas ficam ainda mais esquisitas.

Depois disso, a sua obra mudou de rumo e piorou. Tarsila do Amaral assumiu um olhar choramingas diante da vida popular. Sua figuração parecia mais interessada em convencer os membros do grupo social da artista que a plebe era dócil, composta por bons selvagens. Talvez por isso, daí em diante, parte dos seus  personagens se pareçam com santinhos de igreja ou coitadinhos. Por outro lado,  as paisagens se tornam convencionais, lugares que nós conhecemos.

Tarsila saiu de uma figuração do mítico e aderiu a uma espécie de populismo sentimental. O que era engraçado, inventivo e alegre, ficou alagado por lágrimas. Os desenhos, o que ela fazia de melhor, passaram a se parecer com bordados de senhora. Naquele momento, ela imaginava se aproximar de algo como uma sabedoria popular, um procedimento de trabalho menos dominado.  Acho que ela se enganou e atingiu o avesso dos seus propósitos.

Mesmo assim, é inegável que se trata de uma grande artista. Considero o seu desenho um dos pontos altos da arte brasileira do século XX. Hoje, essa busca por uma forma sentimental de se lidar com formas mecanizadas é ainda perseguida por muitos artistas. Não é uma questão pequena.

Curiosamente, desde o último dia 20 de novembro a artista dá nome a uma cratera do planeta Mercúrio.

POPEYE

Popeye por seu criador, Segar
Popeye por seu criador, Segar

Hoje também é o dia do aniversário de oitenta anos do marinheiro Popeye, um dos personagens mais famosos do cartum norte-americano. Apareceu como um coadjuvante nas tiras de Elzie C. Segar, mas hoje todo mundo conhece o caolho.Popeye e Olivia Palito numa cena romântica

Popeye e Olivia Palito numa cena romântica

7 comentários sobre “efemérides

  1. q coisa boa falar de tarsila, tiago! sua fase antropofágica é uma das minhas grandes paixões, vc não imagina quanto.

    qto ao popeye… ai, q saudade daquela época de vida boa e desenho na tv.

    e eu ainda não deixei aqui meu registro sobre o blog, então aproveito o momento: parabéns a todos! o blog do guaciara já é um sucesso!

  2. Popeye é só mais um nessa lista maravilhosa dos caolhos feras como: John Ford, o pirata Willie, David Bowie e muitos mais. Pelo que eu tô sabendo o Tiago perdeu o bote em Santos e foi forçado a abandonar a vida de pirata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s